Ciclos do Mercado
Referência: Este Artigo Contém Trechos do Manual de Price Action por Al Brooks
O Mercado constantemente testa em cima e em baixo enquanto tenta determinar uma área de preço justo. A maioria desses ralis e quedas não dão certo, e o mercado fica dentro de uma faixa lateral. Ocasionalmente, um desses movimentos resulta em um Rompimento, o que significa que tanto compradores quanto vendedores não estão mais em dúvida…eles agora concordam que os preços estavam muito altos, no caso de um Rompimento de Baixa, ou muito baixos, no caso de um Rompimento de alta. O mercado, então, rapidamente se move para uma nova área de confusão, que é uma outra Lateralidade, onde tanto os compradores quanto os vendedores sentem que agora se trata de um preço mais justo. O Mercado está em um eterno ciclo de tendências e lateralidades. Tendências começam com um Rompimento, e uma vez que se inicie uma correção, saímos da fase de Rompimento da Tendência para a fase de Canal da Tendência. Ela por sua vez é seguida pelo aumento do interesse de negociação em ambos os lados, que por fim evolui para uma Lateralidade. A semente para a nova tendência é plantada nas Lateralidades, e, uma vez que você aprenda a ler as pressões de compra e de venda, estará em uma boa condição para antecipar o próximo Rompimento que será bem-sucedido. Tão logo haja um Rompimento de alta ou de baixa, o processo se reinicia, num ciclo que nunca para.
- Os pontos chaves são:
1- Aprender a identificar as configurações cedo o suficiente para ter tempo de decidir se a tentativa vale a pena;
2- Estruturar uma operação que matematicamente faça sentido;
3- Gerenciar a operação adequadamente.
Em 90% do tempo o mercado estará em um canal ou em uma lateralidade, e, nesses casos, o melhor a se fazer é simplesmente comprar em suportes e vender em resistências.
Durante os outros 10% do tempo, o mercado estará em uma bem-sucedida fase de Rompimento de uma tendência. Eu toco nesse assunto de bem-sucedido porque, tão logo você perceba que o rompimento foi um sucesso, a chance de se fazer um trade que será lucrativo na direção do rompimento é de 70% ou mais. Portanto, nesse caso é melhor entrar imediatamente, e não esperar por uma correção, pois ela talvez não venha a ocorrer por muitas e muitas barras. Outra coisa, já que o stop geralmente está distante durante um rompimento, o Trader deve ajustar o tamanho da sua posição e os seus objetivos de lucro, de modo a não correr um risco financeiro maior nessa operação do que correria em qualquer outro trade.

Padrão Comum em um Rompimento de Lateralidade
Em um rompimento para qualquer direção, é muito comum termos no máximo (em média) 3-4 novas mínimas para um rompimento de baixa 3-4 novas máximas para um rompimento de alta. Observe na imagem abaixo:
